sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Five Nights at Freddy's

Se imagine na pele de um vigia noturno que deve vigiar uma pizzaria por câmeras de segurança. Imaginou? Certo. Agora imagine que durante seu trabalho você nota que os mascotes animatrônicos (animatronics) que na verdade deveriam cantar e alegrar a pizzaria durante o dia começam a mudar de lugar conforme você vai vigiando o local. Os animatronics passam a vagar pela pizzaria e você então percebe que há algo de errado. Trata-se de Five Nights at Freddy's, um jogo de survival horror desenvolvido por Scott Cawthon onde, durante o trabalho, você deve sobreviver 5 noites em uma pizzaria.


Mike Schmidt, o personagem principal, preenche o cargo de vigia noturno no Freddy Fazbear's Pizza, um restaurante familiar que oferece o entretenimento e a diversão proposta pelos mascotes animatrônicos Freddy Fazbear, o urso, Bonnie, o colelho, e Chica, a galinha. No entanto, durante o jogo, descobre-se que o Freddy Fazbear's Pizza possui um passado sombrio. Conforme você joga, o Guy Phone (o antigo vigia) lhe conta mais sobre os animatronics e sobre a pizzaria. Durante as ligações dele você descobre que houve incidente com os animatronics e o desaparecimento de algumas crianças.


A Mordida de '87

Mencionado na primeira noite pelo Guy Phone, o incidente ocorrido em 1987 foi um evento no qual um animatronic violentamente mordeu alguém. Não são muitos os detalhes, mas o ataque teria causado a perda do lobo frontal da vítima. O incidente fez com que o restaurante perdesse a reputação e acabou por resultar na queda dos negócios. Devido a isso, os animatronics foram impedidos de circular pela pizzaria durante o dia limitando-se a vagar somente durante a noite. 


Alguns especulam que teria sido Freedy o responsável por isso, levando em conta o fato de que há duas impressões de mãos na cara do mascote e tendo em mente que no East Hall uma das regras listadas é "Não Toque No Freddy". Outros especulam que teria sido na verdade Foxy o responsável por isso, pois em Pirata Cove, onde Foxy habita, há uma placa que diz "Desculpe! Fora de Serviço". O estado de abandono de Foxy da indícios de que após o incidente a atração foi fechada. Além disso, o queixo de Foxy parece danificado.


O Incidente das Crianças Desaparecidas

Outro incidente relacionado ao Freddy Fazbear's Pizza foi um sequestro que resultou no desaparecimento de 5 crianças. Inicialmente 2 crianças estavam desaparecidas, mas a polícia logo começou a acreditar que se tratavam na verdade de 5 crianças. Um suspeito não identificado foi preso pelo crime, mas o corpo das crianças nunca foi encontrado. De acordo com a polícia, o homem teria se vestido como um dos mascotes do restaurante para atrair as crianças. Após o desaparecimento, os pais presentes na pizzaria chamaram mais uma vez a polícia alegando sentir um cheiro horroroso vindo dos animatronics. Além disso, ales também alegaram ter visto sangue e muco provenientes dos animatronics, princialmente ao redor da boca e dos olhos. Alguns pais chegaram a comparar os mascotes com "carcaças reanimadas". É possível ver recortes de jornais que contam a história no East Hall Corner.


Alguns acreditam que foram na verdade os animatronics que mataram as crianças, enquanto outros sugerem que tenha sido algum empregado homicida, já que este poderia ter acesso as fantasias dos mascotes. Especulações apontam que os fantasmas das 5 crianças possuíram os animatronics e eventualmente lhes dado esse comportamento macabro.


Animatronics

Os animatronics são os 5 principais antagonistas. Eles costumam vagar durante a noite pelo Freddy Fazbear's Pizza. Segundo o Guy Phone eles não reconheceriam o vigia como ser humano, e sim como endoesqueleto robótico sem seu traje e, eventualmente, o colocariam em um com componentes de metal e fios, resultando em sua morte. Quando o jogado morre, é possível ver uma imagem de um traje do Freedy Fazbear no Backstage com olhos orgânicos saindo do traje, o que deixa claro que o vigia foi colocado dentro dele (veja aqui). Além de confiar que existe atividade paranormal no restaurante, Scott Cawthon também afirmou que existe uma razão secreta para o comportamento homicida dos mascotes.

  • Freddy Fazbear

Tendo uma aparência de urso pardo, Freddy é o principal mascote do Freddy Fazbear's Pizza. Em uma primeira impressão, o mascote não parece ser muito ativo, ele apenas olha para a câmera de vez em quando. Ele só se tornará ativo no início da semana caso o jogador fique sem eletricidade. Somente a partir da terceira noite que ele estará ativo irrelevante se há ou não energia. Há uma possível explicação para a falta de movimento de Freddy nos dois primeiros dias diz que ele pode estar estudando as estratégias do jogador e tentando se adaptar a elas.


  • Bonnie 

Tendo a aparência de um coelho roxo, Bonnie é um dos 5 animatronics do jogo. Bonnie é conhecido por ser o mascote que mais frequenta a sala do vigia, sendo que ele só se aproxima pela entrada do lado esquerdo. Curiosamente, quando Bonnie está em Backstage ele parece não notar o endoesqueleto sem traje em cima da mesa, já que o Guy Phone afirma que os animatronics colocariam traje em endoesqueletos nus já que isso é "contra as regras".



  • Chica

Tendo a aparência mais puxada para um pintinho, Chica é na verdade uma galinha. A mascote é também a única fêmea dos animatronics. Chica possui um segundo conjunto de dentes na parte de trás da sua boca. Enquanto este possivelmente pertence ao seu endoesqueleto, alguns teorizam que eles pertencem a um ser humano.


  • Foxy

Tendo a aparência de uma raposa pirata, Foxy é o unico animatronic que fica escondido em Pirate Cove. Seu estado de abandono e uma placa no Pirate Cove sugerem que ele e a atração foram abandonados. Alguns especulam que o motivo dele se esconder la é o fato de que partes do seu endo esqueleto estão visíveis, sendo que uma vez que um animatronic que um endo esqueleto vai imediatamente colocá-lo em um traje. Além disso, alguns teorizam que o fato de ele ter sido possivelmente abandonado é devido a ele ter provavelmente sido o responsável pela Mordida de '87, levando também em consideração o fato de que quando ele corre pela West Hall sua mandíbula parece estar danificada. Outras teorias indicam que ele na verdade seja um animatronic do bem. Supostamente, ele vai até a sala de vigilância apenas para ver se o vigia está bem, no entanto, seu grito acaba por causar uma parada cardíaca no vigia. Essa teoria se deve ao fato de que alguns acreditam que sua caixa de voz esteja danificada, ou seja, ele não grita por querer.



  • Golden Freddy  

Golden Freddy é o mais misterioso dos animatronics presentes no jogo. Ele é uma versão amarelada/dourada de Freddy Fazbear. Golden Freddy não da qualquer indicação de sua chegada, ele aparece na sala do vigia irrelevante se as portas estão abertas ou fechadas. Existe uma teoria que indica que Golden Freddy seja apenas uma alucinação, devido aos eventos que acontecem no jogo que, por sua vez, mexem com o psicológico do vigia. Outras alucinações incluem imagens de Bonnie e Freddy aparecendo na tela e da frase "It's Me" (veja aqui). Outros especulam que ele seja apenas uma versão antiga do Freddy Fazbear. Outras teorias afirmam que Golden Freddy seja na verdade um fantasma que pode ou não estar relacionado com a morte das crianças de alguma forma.



Locais


Os locais vistos no jogo são:

  • The Office (Sala do Vigia)
  • CAM 1A - Show Stage
  • CAM 1B - Dining Area
  • CAM 1C - Pirate Cove
  • CAM 2A - West Hall
  • CAM 2B - W. Hall Corner
  • CAM 3 - Supply Closet
  • CAM 4A - East Hall
  • CAM 4B - E. Hall Corner
  • CAM 5 - Backstage
  • CAM 6 - Kitchen (Câmera Desativada)
  • CAM 7 -  Restrooms


Phone Guy

O Guy Phone era o vigia anterior do Freddy Fazbear's Pizza. Ele ajuda o jogador explicando-lhe sobre o comportamento dos animatronics e os falando brevemente sobre os incidentes relacionados ao restaurante, mas ainda sim, diz que não há nada com que se preocupar. Muitas das vezes em que fala ele parece ser hesitante e parece gaguejar dando a entender que ele poderia estar preocupado que alguém estivesse ouvindo . Sua última mensagem é na 4ª noite, onde ele mesmo diz que está será sua última mensagem. Algo intrigante é que durante sua fala percebe-se que algo está acontecendo ao notar sons de algo batendo na porta e em seguida o som de Toreador March, a música que Freddy Fazbear toca quando a energia acaba e ele está prestes a te matar.

Muitos assumem que os apenas Freddy ou os 4 animatronics estão envolvidos na morte do Guy Phone, uma vez que os barulhos sugerem que Foxy tenha batido na porta, Freddy tenha omitido o Toreador March e Bonnie e Chica tenham omitido ruídos. Em relação à isso, muito se perguntam onde está o corpo do Guy Phone e alguns teorizam que eles possam estar dentro dos trajes de Chica ou do Golden Freddy já que o mesmo, quando aparece, assume a posição de um cadáver caído.


O Final


Quando o jogador finaliza o jogo e consegue sobreviver as 5 noites, Mike Schmidt receberá seu salário no valor de US$120. Ao retornar para o menu principal uma 6ª noite é desbloqueada. Concluindo a sexta noite o jogador irá adquirir o "The Custom Night", onde ele poderá definir a dificuldade do jogo definindo a atividade dos animatronics, além de poder também inserir códigos especiais.


A Sequência


Uma sequência de Five Nights at Freddy's está para ser lançada em 2015. O trailer do mesmo demonstra fatores reveladores e intrigantes. Tanto os locais quanto os animatronics irão receber um novo visual. O trailer demonstra Bonnie em estado de abandono e alguns animatronics jogados no chão em alguns locais. Além disso, é perceptível que há uma opção que permite o jogador colocar uma máscara de animatronic que é provavelmente usada para evitar a morte.

59 comentários:

  1. eu quase penso que esse jogo é um fato real.... '-' '-' '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um fato real, eu moro nos estados unidos, eu vi a pizzaria, vi os animatronics olhando pra mim, eu e meu amigos comemos pizza lá porem os bonecos me olhavam, eu tbm me sentia observado por golden freddy

      Excluir
    2. N é de verdade os animatronics n existem pois n tem nenhum vídeo com animatronics na vida real e se existissem nem ia poder ir no restaurante pq ficar sabendo q lá existem robôs assassinos fala sério conta outra ele n existem!

      Excluir
    3. Na verdade o restaurante realmente existe, e o jogo é baseado em uma história real de la, mas os animatronics não existem não.

      Excluir
    4. Na frança e eu acho que tambem no estados unidos os amimatronic existe foram desativado

      Excluir
    5. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.ytimg.com/vi/dKawA6KtZ64/maxresdefault.jpg&imgrefurl=http://www.youtube.com/watch?v%3DdKawA6KtZ64&h=768&w=1024&tbnid=NNMzcs6ARvCO0M:&zoom=1&docid=6YEGcfDLO4IluM&hl=pt-BR&ei=h8eMVODsA5DGsQThpoGwAg&tbm=isch

      Excluir
    6. Eu acho q existe tem no Google Maps um la no Estados Unidos e um na França :P

      Excluir
    7. a pizzaria n existe e uma montagem pois ja quando vc abre a localisação da pizzaria ja apareçe:adicionar foto

      Excluir
    8. A pizzaria. Existe. De vedade os robôs são do mal as almas. D crincas ficarão nos robôs isso já faz muito. Tempo dez de 87

      Excluir
    9. Gente se o fnaf 4 é cagasso na certa o 5 o sister location eu morro de medo ou de infarto

      Excluir
  2. depois desse game nunca mais conseguirei confiar em um animatronic

    ResponderExcluir
  3. Noss amo o golden freddie aqula hora que logo é 6h dai ele vem dizer um oi :)

    ResponderExcluir
  4. O primeiro ja é tenso só com os 4 (o golden não vale ele e tipo um easter egg) imagina no 2 que vai ter 8 animais te perseguindo heuehuehueheuheu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juninho são 10 animatrons com baloom boy e aquele da caixa de musica e não sei se o gold freddy esta mais eu sei que na beta tem o sparky tabemque ainda não foi adcionado que ele e um cachorro animatroon

      Excluir
    2. vei nessa epoca nao tinham comentado sobre as outras animatronics entao nao comentei sobre o BB e o Puppet

      Excluir
    3. a verdade são muitos tem o freddy,chica,bony,toy bony,toy chica,toy freddy,ballon boy,the puppet,golden freddy,fox,mangle,nua skeleton,shadow bony e shadow freddy

      Excluir
    4. faltou cheese e chuck (um rato e uma pata)

      Excluir
  5. se o 1 ja te deixa cagado , o 2 te deixa com diarreia :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o dois não e tão assustador você pode botar uma mascara e eles vão embora mais um aviso se eles ficar mais que 10 segundos dentro da sala de segurança e você botar a mascara se prepara para o susto e também pode ter a chance de jogar um mine-game

      Excluir
  6. de onde tiraram essa animação do golden freddy te matando como o freddy normal te mata quando tais sem luz?

    ResponderExcluir
  7. e mto legal o 2 ja lancou e tem 10 animatronics!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são onze: ToyBonnie, ToyChica, ToyFreddy, Mangle, BaloonBoy, Puppet(o da caixa de música),Freddy Bonnie Chica Foxy e GoldenFreddy

      Excluir
    2. Heey , Shadow Bonnie e Shadow Freddy(não é o golden CLARO!) são 13.

      Excluir
    3. Na verdade são 14 endoskeleton não conheçem fnaf e ballon girl(JJ)

      Excluir
    4. 15 endoskeleton baloon girl(JJ)

      Excluir
  8. eu sempre pensei que era fato real eu estava serto 0_0

    ResponderExcluir
  9. O restaurante e os animatronics existem mas não sei da morte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O restaurante existe ;-; so que nem todo mundo tem coragem de ir la..

      Excluir
  10. se eu for pro Estados Unidos eu não vou nessa pizzaria nunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu vou !quero conheçer, quem sabe eu não viro animatrônica? XD sqn

      Excluir
    2. A pizzaria foi destruída e construíram a Chuck Chease

      Excluir
    3. construíram uma nova pizzaria freddy da para ver nos maps

      Excluir
  11. Esse jogo é muito louco e quase me fez quebrar o pc kkkkkkk Gostei bastante de ler um pouco mais sobre a história dele, pq confesso q eu nao sabia de nada sobre o guy phone. Essa Chika é maldita kkkkkkk

    Nao consigo passar daterceirs noite kkkk sou ruim mesmo u.u


    Ainda não consigo acreditar que talvez Foxy seja do bem o.O

    http://universomedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já zerei o jogo, depois de três meses observando as jogadas dos animatrônicos (que são sempre as mesmas), então eu driblei elas :)

      Excluir
  12. trasme uma imagem deles,se conseguires mario bros

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi umpouxkimo a mensagem ⭐⭐⭐

    ResponderExcluir
  14. Teve gente que disse que no five 3 o Freddy morreu

    ResponderExcluir
  15. Tipo, eu e uns amigos da escola somos fãs do jogo...>Literalmente< E nunca jogamos o FNAF...Só minha prima, mas acho que ela só jogou a 2º noite...Mas ela não jogou mais por que cansou de jogar...Aliás...COMO ASSIM O FOXY É DO BEM?! Tudo bem q ele não tenta matar o vigia ( Eu acho ) E só aparece algumas vezes ( Eu acho² ) se bem que essa teoria é bem lógica...TODAS AS TEORIAS QUE TÃO ESCRITAS AQUI SÃO!

    ResponderExcluir
  16. Play: Friv 1000 - this are all free online games funny fr kids!

    ResponderExcluir
  17. I love to read this type of material Good and attractive information I take from it..Thank you for posting such a good article
    happy wheels
    super mario bros
    pacman
    agario

    ResponderExcluir
  18. Eu foi lá e cheira muito mal mas não entrei na próxima entro

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho é ser animatrônica raposa e namorar com o Foxy *♡*♡.♡

    ResponderExcluir
  20. Meu sonho: virar animatrônica raposa e namorar com o Foxy♡.♡

    ResponderExcluir