quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jack O´Lantern - A Lenda Que Originou As Abóboras Fodásticas de Halloween!


BOTE SUA PAMPERS E FELIZ HALLOWEEN!

Feliz Halloween, gente insana que visita essa bagaça! Hoje é o grande dia, o dia em que a bruxa tá solta! E sendo hoje uma data especial, resolvi trazer uma matéria especial. 

De fato, muitos de nós temos ciência de uma tradição muito bacana - marcada principalmente pelo uso nos Estados Unidos - que é esculpir faces macabras em abóboras e iluminá-las, colocando-as de enfeite nas casas e ao redor delas. Agora, perguntem-se:

Como essa tradição iniciou-se?

A resposta para a pergunta acima encontra-se na lenda curiosa de "Jack O´Lantern".



Originária da Irlanda, a lenda de Jack O´Lantern conta que em um 31 de outubro, um alcoólatra rude conhecido como "Jack Miserável" fazendo jus ao seu nome, embebedou-se demasiadamente. No caminho de sua casa ele se encontrou com o Diabo - casual, às vezes eu também me encontro com o capeta no caminho de casa - e chamou-o para "tragar" um copo de bebida. O Diabo, compadecido, concordou e foi tomar.

Todavia, Jack não pode pagar a bebida, pois estava sem dinheiro. O miserável homem, então, suplicou que o Diabo virasse uma moeda para que ele pudesse pagar, e assim aconteceu. Entretanto, Jack, astuto, guardou a moeda em sua carteira, a mesma possuía um fecho em forma de cruz.

Após desesperados pedidos de liberdade feitos pelo Diabo, Jack propôs um trato: ele libertaria o Diabo, se o Diabo deixasse a alma dele residir na Terra por mais um ano. Sem outra opção, o Diabo acabou por concordar. Agradecido com a oportunidade, o homem resolveu inclusive mudar seu jeito de ser: passa a ser um homem agradável, frequentar a igreja, ser bom com a família...

*Tudo que vai... Volta...*

Um ano depois, novamente em 31 de outubro, o Diabo surgiu para Jack procurando por sua alma. Jack, novamente armou para o Capeta: Pediu que ele subisse em uma árvore para coletar maçãs (claro, porque o capeta ia perder o tempo dele coletando maçã). Assim que o Diabo subiu no primeiro galho, Jack tirou um canivete de seu bolso e esculpiu uma cruz no tronco, prendendo Satanás lá em cima. O Diabo propôs deixá-lo em paz por 10 anos, no entanto o miserável homem contestou, pedindo que o Diabo nunca mais o incomodasse. O Diabo aceitou e se foi.

Pois é, parece que finalmente tudo fica bom e bonito, mas não... Jack é azarado pra caralho, e no ano seguinte morre! Jack vai para o céu, mas óbvio, Deus fala para ele que "o buraco é mais embaixo" - literalmente. Sendo assim, o homem é levado ao inferno, onde é negado por Satanás que ainda desconfia do homem. Entretanto, o Diabo ficou comovido com a alma penada e deu-lhe um pedaço de carvão para o homem se guiar pelo limbo. Jack pôs o carvão em um nabo wtf e foi-se guiando pelo duro caminho...

A partir daí, Jack Miserável ficou conhecido como "Jack O´Lantern" (Jack da Lanterna), uma alma penada cheia de purpurina brilhante que vaga por aí todo o Halloween!

O que é aquilo brilhando? É uma estrela? É a Tinker Bell? Não! É o Jack O´Lantern!


Na Irlanda e na Escócia a população criou sua personificação de Jack O´Lantern, esculpindo nabos e batatas de maneira macabra. Elas colocavam os rostos esculpidos nos vegetais nas janelas, visando afastar espíritos encapetados. Existem versões diferentes de Jack; como na Inglaterra, onde eles preferem usar beterrabas para esculpir, e nos Estados Unidos, onde eles usam as abóboras - na minha opinião, a melhor versão!

Rosto esculpido em um nabo exibido no Museu da Vida Rural, Irlanda.
Halloween---> Séc XX



Fontes: Klick Educação e Wikipedia



FELIZ HALLOWEEN!

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE

7 comentários:

  1. Legal, eu não conhecia a história, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia e essa historia foi o texto da minha prova de ingles :3

    ResponderExcluir
  3. Legal tbm foi o testo da minha prova de ingles por tanto tbm conhecia a historia mas sempre me questioneu o porque do nabo ;-*

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia uma parte da história,mas agora tudo ficou claro que nem maionese.
    Sinceramente,esse capiroto ae tá bem gente fina hein '-'

    ResponderExcluir