quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Segredo das Aranhas Parte II


 Na primeira parte de nossa jornada pela "teoria" sobre os segredos das aranhas, nós abordamos a parte mais científica da história, sobre alienígenas, dinossauros, mensagens nas teias e coisas do gênero. Porém, mesmo sendo uma teoria bem absurda, vale ressaltar um ponto forte nela, que  é o o fato das aranhas e das suas teias sempre estarem presentes nas mais diferentes e antigas culturas da história humana, algo bem estranho, uma vez que não é natural haver tantas referencias a um animal que no fim das contas só passa de um inseto.




Tecedeira da sua casa, que é ao mesmo tempo armadilha e armazém, a aranha tem uma misteriosa ligação com a Lua. Apesar da sua grande fragilidade, nas mitologias antigas a sua teia é associada ao cosmos e a aranha é assim uma criadora do Mundo em muitas tradições. Para algumas culturas, ela é responsável por tecer a realidade, para outras é ela que tece a aparência ilusória dessa mesma realidade.
Ao tecer a realidade, a aranha é também aquela que faz o destino do Homem. Nesse sentido, são-lhe atribuídas propriedades adivinhatórias em culturas africanas que colocam junto das casas das aranhas, feitas em covas no chão, pequenos objetos com determinados significados que são mexidos pelas aranhas que criam assim uma mensagem decifrada pelo adivinho. Estas práticas de adivinhar o futuro com aranhas eram também comuns entre os índios do Peru. Entre os índios da Colômbia, as aranhas são responsáveis por transportar as almas para o outro mundo. 



No Vietnã, a aranha é uma alma de ambulante pelo mundo, durante o sono de algum ser humano, e por essa razão não devem ser mortas, acreditando-se que causariam a morte do corpo físico. Na África ocidental, a aranha é responsável pela criação do Sol, da Lua e das estrelas e depois ficou como intermediária do Homem e do deus do céu que lhe deu vida. Em algumas ilhas do Pacífico, a aranha é um deus criador que está no princípio de todas as coisas. Este conceito é também comum às tradições do Mali, que a veem como uma divindade masculina conselheira do deus supremo ou como a representação de seres humanos evoluídos e iniciados em práticas mágicas. No budismo, a teia da aranha simboliza o mundo das aparências que oculta a realidade da verdade divina suprema. No hinduísmo, pelo contrário, a teia de aranha representa a beleza do mundo real. Esta realidade está patente nos antigos textos dos Vedas, no mito do véu da deusa Maya que representa também a beleza da criação do Mundo.







 
Aracne, na mitologia grega, era uma jovem lídia de extraordinária habilidade na arte de bordar. Seus trabalhos eram tão perfeitos e admirados que chamavam a atenção de todos. As ninfas deixavam os córregos e os vinhedos; os camponeses, a labuta. Devido a tanta admiração de todos, Aracne começou a comparar-se à deusa Atena na qualidade de seus trabalhos. Quando a notícia chegou ao Olimpo, Atena ficou furiosa com a petulância da mortal. Sentiu-se desafiada e resolveu então promover uma competição com Aracne para ver quem merecia de fato ser considerada a melhor na arte de bordar. Atena disse que se ela vencesse, ela mataria Aracne. O povo escolheu o trabalho de Atena e Aracne fugiu e se enforcou. Atena a achou e disse que ela e seus descendentes, a partir de então, iriam tecer teias ao invés de tecidos e a transformou em uma aranha.
Outra versão conta que, Atena rasgou um bordado de Aracne, que por desespero se enforcou. Atena se apiedou da moça e a transformou em aranha dizendo: Continuará a tecer os mais belos bordados.
Uma outra versão diz que, o povo ficou em dúvida e Atena, por raiva, a transformou em aranha.



Realmente é impressionante o numero de citações na mitologia sobre as aranhas e suas misteriosas teias. E você ? Você acredita nesta teoria ? Acredita que as aranhas tem algo de especial ? Acha que isso tudo é uma bobagem e era muito melhor estar vendo o filme do Pelé ? Deixe ai a sua opinião e suas crenças sobre esses aracnídeos nos comentários então.














Este foi o fim de mais uma matéria de duas partes feitas por mim, Croatoan, e como a maioria das minhas matérias é quase uma fábula, pois mesmo não sendo bonitinha, tento passar uma lição de moral, espero que vocês tenham aprendido duas coisas bem importantes: Nunca ache que só por quê uma coisa é pequena e insignificante para você, essa coisa na verdade não possa ser algo além da sua imaginação de tão importante. Eeeeeeeeeee... SEMPRE DESCONFIEM DE TUDO.











VOCÊS PODEM ATÉ NÃO ACREDITAR NO SOBRENATURAL
MAS ELE ACREDITA EM VOCÊS...

BOM RESTO DE VIDA !

8 comentários:

  1. Faz uma matéria sobre o livro de
    Dante Alghieri, Divina Comédia, e suas três partes, Inferno, Purgatório e Céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo conhecendo esses lugares pessoalmente, tentarei fazer...

      Excluir
    2. Eu ia falar isso o.0

      Croatoan, realmente, não são suas publicações que são interessantes, são seus comentários..

      Excluir
  2. Aranha não é inseto, é aracnídeo.

    ResponderExcluir
  3. Hey Croatoan,
    Andei observando, e percebi que você "conhece bem" as ideias sobre o paraíso, inferno e etc.
    Então, gostaria de pedir: poderia falar do Limbo e do Cheol(acho que se escreve assim)? Tenho certa curiosidade, afinal, disseram-me que o Cheol abriga as "almas suicidas", quando se é falando fora do contexto religioso judeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentarei, mas o local dos suicidas é o que nós chamamos de "Abismo"

      Excluir