terça-feira, 7 de abril de 2015

Pareidolia - O Abstrato Virando Natural O_O


BOTE SUA PAMPERS E VEJA ROSTOS!

A imaginação é de fato o mais divino privilégio humano já concedido. Não há limite para tal, e graças a isso às vezes ficamos totalmente permeáveis para as mais diversas trollagens de nossa mente. Pareidolia é o nome de uma dessas pegadinhas, e você com certeza já lhe foi sujeito.


Vamos lá, você já deve ter visto notícias como "Jesus é visto em pote de Nutella", "Virgem Maria é avistada em sovaco peludo de garoto de quinze anos", entre outras, certo? Na grande maioria desses casos, a imagem onde dizem ocorrer os citados fenômenos está à mostra para todos verem e tirarem suas conclusões. De certo, muitos de nós vemos a dita aparição, mas... será que ela aconteceu mesmo? Será que não é pegadinha da nossa mente? Será que você deveria parar com o crack?

Essas visões (pareidolia) são explicadas como um fenômeno psicológico que nasce a partir da capacidade do nosso cérebro de reconhecer padrões. Por meio de imagens ou sons, ele capta aquilo e tenta encaixar em um desses padrões, tornando natural o que é abstrato. O cientista americano Carl Sagan explica que isso não é nada mais do que uma característica evolutiva do ser humano.

A pareidolia está fortemente ligada à seleção natural/história evolutiva. No nosso caso, por exemplo, há sua presença porque a conquistamos para reconhecer rostos ao longo da vida. Reconhecer, desde cedo, nos acostumar com o rosto da mãe, do pai, de pessoas ao nosso redor em geral. Tudo por uma questão de segurança e sobrevivência que foi evoluindo ao longo do tempo.

No entanto, essa capacidade prega peças facilmente. Um estudo feito em 2009 comprovou que ela é praticamente um reflexo ("instinto"), então um mero esboço de sombra, luz, em suma, de face humana, é interpretado como um rosto por nós e muitas vezes considerado uma espécie de "manifestação sobrenatural" - como nos casos citados no início da matéria. Isto porque quando a pareidolia se manifesta, ela ativa a mesma área do cérebro responsável pela faculdade ressaltada.

Mas a coisa não é fascinante só até esse ponto... não se lembram dos conhecidos emoticons? Pois é, tem um no fim do título do post. E sabe o que eles demonstram? Que não podemos apenas reconhecer rostos, como também os sentimentos que os mesmos exprimem. É aí que este fenômeno entra também como um mecanismo de defesa: quantas vezes você andava pela rua, olhou para um cara ao longe e não simpatizou muito com a cara dele? Em certos casos, esse aspecto nos permite identificar ou sentir algo que pode ser nocivo ou que não possa oferecer perigo.


É claro, várias imagens nos vão sendo exibidas em vida e não só as de nossos pais ficam armazenadas. As pessoas que enxergam Jesus em diferentes planos, exemplificando, tiveram contato com a face do mesmo e familiarizaram-se com ela (o que não é muito difícil no nosso mundo, né). É por isso que é tão comum aparecerem essas notícias, não só sobre Jesus em si, mas sobre personagens bíblicos em geral.

Alguns casos recentes:

Em abril deste ano, uma mulher britânica encontrou uma suposta imagem de Jesus Cristo segurando a cruz em um pão doce.

Em março deste ano, o rosto de Jesus Cristo pode ser avistado em um deslizamento de terra em San Francisco de Putamayo, Colombia.

E, também em março, uma americana achou Jesus numa mesa (não sei aonde que Jesus tá nessa caralha, mas enfim) e botou o objeto à venda por não mais não menos que 16 mil pilinha.

Mas nem sempre a situação é surreal e gloriosa para os fiéis. Pode acontecer uma parada tipo isso aqui:

Isso mesmo, Jesus na toba do cajorrón aí!

Há outros exemplos de comum manifestação pareidólica(?): brincar de ver imagens nas nuvens, avistamento de discos voadores, avistamentos paranormais em geral e... um ponto interessante que gostaria de tocar.

Quem aqui não lembra - ou sabe - da maravilhosa (ironia) lenda urbana, contando sobre mensagens ocultas nas músicas da Xuxa? Bem, ela não é a única vítima, mas todos sabemos que músicas tocadas ao contrário são alvos certos de mensagens subliminares e famigerações. A verdade é que até isso a pareidolia explica, pois esta não se limita só as imagens. Somos, ademais, capazes de pegar sons estranhos - abstratos - e transformá-los em falas transmitidas através de uma voz distorcida - muitas vezes relacionada ao nosso parça capeta.


À bem da verdade mesmo, é que não precisa de pareidolia ou qualquer outro fenômeno psicológico para explicar isso... que diabo (ironia de novo) de música rodada ao contrário vai ficar normal? Cada uma hein!

No fim, chega-se à conclusão de que a pareidolia explica mais coisas ao nosso redor do que pensamos e é um tanto importante conhecê-la. Pelo menos eu achei interessante pra caralho e.e (óia a nossa amiga aí de novo).

Divirtam-se com fotos "pareidólicas":











Da próxima vez que Jesus aparecer em algum alimento, da próxima vez que você enxergar aquela criatura nas nuvens, já vai saber o que é...

VAI TER MAIS PAREIDOLIA NO BLOG AINDA...

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE

2 comentários:

  1. Eu vim ler isso de novo por você ter postado na página... e, nossa, que post maravilindo <3
    Esses comandos intrínsecos da mente humana são uma coisa tão massa... tipo, é um fator psicológico que você já nasce sabendo. Tem coisa mais genial que isso? Sem contar que também foi preciso que alguém estudasse a psicologia humana a fundo pra descobrir isso. Depois aqueles naturebas vêm falar que humanos são arrogantes e blablabla quando alguém considera nossa raça uma raça, digamos... superior. Mas eu fugi do assunto demais :v
    Outra coisa curiosa é que, se você prestar atenção e focar um pouquinho mais nas imagens, você logo deixa de ver os rostos. Tipo o do Jesus no pão doce. Se você olhar por uns segundinhos, percebe a massa queimada e o creme de uma forma que não parecem nem um pouco com um rosto. Mas você se desconcentra por um segundo e Jesus volta.
    Novamente, esse post é maravilindo. Sdds Predomínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse post deu um trabalho, mas não deu visibilidade e.e.
      Sim, cara, a gente é um ser muito foda e nossa mente deve ser a coisa mais complexa que existe. Pensar em nós mesmo é tipo meta-brainstorm, louco demais.
      E nunca tinha tentado encarar um pouco mais as imagens. De fato você percebe elas de forma diferente.
      Abraço, Nathalia, um dia eu boto essa geringonça pra funcionar de novo.

      Excluir