sexta-feira, 19 de abril de 2013

Japão do Medo #2: Kuchisake-Onna- A Mulher da Boca Cortada


BOTE SUA PAMPERS E PREPARE-SE!

Mais um episódio da nossa série "Japão do Medo", semana passada falamos sobre a lenda  "Teke Teke" (clique na palavra e leia para refrescar a memória), e hoje iremos falar sobre uma lenda famosíssima do Japão: Kuchisake-Onna.



A lenda da Kuchisake-Onna, também conhecida como "A mulher da boca cortada" , que data entre os anos de 1978 e 1979, conta sobre uma mulher que tem sua boca cortada like Jeff The Killer, que aparece geralmente no horário do término das aulas da escola. Ela abordaria as crianças e faria a seguinte pergunta: "Eu sou bonita?" claro que não, se a resposta for sim (e deve ser sim) ela irá tirar a máscara que está em sua boca e perguntará: "Mesmo assim?", e então se notará sua "boca rasgada até a orelha". Nesse ponto, existem algumas possibilidades: Se a resposta for "sim", Kuchisake irá cortar sua boca até a sua orelha usando uma foice (dependendo da fonte, é um tesoura), se for "não", você morre "neguin", e aparentemente, a resposta que te deixa livre leve e solto é "mais ou menos" ou "normal".



Existem algumas dúvidas sobre o verdadeiro local de origem desta lenda. Alguns acreditam que seja da Coréia, enquanto outros dizem que foi no Japão, mas as coisas dão mais vantagem ao Japão.

Há várias teorias sobre a origem dessa história, no entanto existe uma em especial que ganhou muito crédito, que foi a de uma interna do hospício de Gifu, durante a década de 70, saía a noite com o rosto pintado de batom para assustar na rua, porém esta foi desmentida. Há outra, esta da década de 90, onde se diz que a lenda se originou depois de um erro médico em cirurgias. Esta agora é uma bem estranha que vem do folclore japonês, onde diz-se que uma mulher de Shiragaki, chamada Otsuya teria sido vista pelas ruas a noite com uma cenoura na boca wtf? (em forma de meia-lua), enquanto praticava um ritual de invocação de coelhos, porém as pessoas que a viram, acreditaram que ela estava com a boca cortada.

Por fim, a última teoria contaria uma história interessante, essa também vinda do Japão. A história conta o seguinte: Kuchisake-Onna era uma linda mulher, esposa de um samurai ciumento, violento, corno e líder da vila onde viviam. Por ser muito bela ela era cobiçada por vários homens da vila que apesar de submissos ao seu líder  não resistiam aos encantos de Kuchisake-Onna.

Um dia, seu marido juntou suas trouxas e partiu com uma mulher de programa todos os guerreiros da vila e deu-lhes a notícia que partiriam para a guerra e que mesmo sendo vitoriosos iriam ficar muito tempo longe de casa.

Vários meses se passaram desde a partida de seu marido e Kuchisake-Onna estava cada vez mais triste e depressiva, pois nem tinha certeza de que o marido estava vivo. Até que ela conheceu Goku um samurai que não se juntou ao seu marido por ser arregão jovem e não ter feito treino suficiente para a guerra. A bela moça, então, o seduziu e passaram a ter um caso as escondidas.

Passados alguns anos, seu marido finalmente regressou, mas Kuchisake havia mudado, estava apaixonada pelo jovem samurai e seu marido logo começou a desconfiar de sua fidelidade e certo dia ele encontrou-os conversando amigavelmente. Com ciúmes ele matou o samurai e cortou a boca de sua mulher de orelha a orelha.

- Quem vai te achar bonita agora?" - perguntou o marido gritando.

Por causar desonra ao marido e líder ela foi expulsa da vila e condenada a viver dentro da floresta. Uma
velha senhora passou a alimentar Kuchisake na floresta, pois tinha pena, no entanto, um dia ela encontrou Kuchisake morta, pendurada pelo pescoço em seu casebre.

Dias depois do enterro de Kuchisake-Onna, seu ex-marido foi encontrado morto com a boca cortada de orelha a orelha bem como sua garganta. O rumor que o fantasma da bela moça havia regressado para vingar-se de seu executor e de outros moradores se espalhou pela vila para o terror da população.

Em uma noite de névoa uma moça muito boa nunca foi presa atoa e querida  pelos moradores da vila chamada Katsumi estava caminhando até a casa de seus tios levando uma mensagem de seus p
ais quando foi abordada pelo fantasma da mulher da boca cortada. Quando viu a mulher usando uma máscara ela teve certeza de que era Kuchisake e quis correr, porém estava paralisada.

- Você me acha bonita? - perguntou a fantasma.

- Sim.

- E agora? - perguntou novamente o fantasma, enquanto tirava o trapo do rosto.

- Vai de ré satanás! Sim. - respondeu Katsumi lembrando-se da verdadeira face da mulher.

- Então você irá se parecer comigo.

O fantasma da moça jogou Katsumi no chão com uma força sobrenatural e cortou sua boca, de orelha a orelha, assim como fizeram com ela, porém como disse que Kuchisake era bonita, Katsumi conseguiu sair com vida.

Outro ataque, foi o do velho Satoshi. Esse no entanto, disse "Sai de perto de mim demônio!" como resposta, por tanto morreu, e assistindo aquilo tudo, estava seu filho, porém a ele nada foi feito.

Desde então, o espírito vingativo de Kuchikase-Onna vaga pelas ruas assombrando as pessoas, principalmente adolescentes.

A descrição dada a mulher varia de acordo com o local. Além das que já vimos (uso de máscara, tapando a boca, boca rasgada de orelha a orelha etc) é dito que ela possui 130 dentes, cerca de 2 metros de altura e que consiga correr a mais de 200km/h, dentre outras.

Em 2004, a lenda de Kuchisake-Onna alcançou diversos locais, chegando à Coréia. Por diversas vezes, em Fukushima, carros de patrulhas foram chamados por pessoas que afirmaram ver o fantasma da mulher da boca cortada. Em Hokkaidou as crianças tinham tanto medo desse ser, que na hora da saída do colégio, elas voltavam em grupo (*Isso é algo inserto, mas aparentemente um serial killer estava sequestrando crianças após as aulas e as matando, e ele se vestia de forma similar a Kuchisake, além de que possivelmente essa pessoa também tinha características físicas similares ao espírito, algo que reforçou ainda mais a lenda japonesa).

Se você achou que tinham acabado as versões dessa lenda, você está enganado. Na Coréia, a versão contada é que 3 mulheres aparecem durante a noite na porta da sua casa, e todas possuem a boca cortada, isso só em tempestades de neve. Se for infeliz em atender a porta, receberá a seguinte pergunta: "Qual das 3 é a mais bonita?", se escolher uma delas, as outras duas o matam.

Para concluir, a lenda ficou tão famosa que ganhou um filme. Este teve 3 continuações, e a última, em 2008, mostra como tudo começou!




Textos recomendados/fontes: Eutanásia Mental  e  Minilua



CUIDADO AE JAPONÊS!

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS!

BOA NOITE









4 comentários:

  1. Lendas japonesas sempre assustam!! Poderia dar uma olhada no meu blog? Horroremdobro.blogspot.com e se gostar podemos fazer uma parceria, abraços :D

    ResponderExcluir
  2. Eu estou pesquisando tudo sobre ela,e eu descobri que tem um modo dela ñ cortar sua boca e nem te matar...quando ela te encontrar e fazer a pergunta nunca diga q sim ou ñ e sim talvez,normal ou mais ou menos,q aí ela vai pensar em sua resposta é vai dar tempo d vc correr

    ResponderExcluir