segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Yami Shibai - Histórias de Terror Japonesas


Sabe aquela série de televisão foda bagarai? Yami Chibai é ela. Suas histórias com um clima sinistro e sua forma de ser apresentado é o que o torna tão bom.

Yami Chibai é uma série de televisão de origem japonesa produzida por ILCA e dirigida por Tomoya Takashima, juntamente com o roteiro escrito por Hiromu Kumamoto e narrado por Kanji Tsuda. A série estreou em 14 de julho de 2013 na TV Tokyo.




O show é organizado em uma série de curtas em que cada episódio tem duração com menos de 5 minutos. Cada episódio mostra um conto diferente, baseados em lendas urbanas e mitos de origem japonesa. Os episódios sempre se iniciam com um velho homem aparecendo sempre às 5 da tarde num parque onde convida crianças para ver as histórias em forma de kamishibai.
O termo kamishibai tem como significado de "teatro de papel". Originado no séc XII, era utilizado para educação das crianças a partir de figuras desenhadas em papeis coloridos, objetivando o ensinamento de forma simples de alguma história.

Infelizmente, o show possui apenas 13 episódios e algumas histórias são bem complexas e só da para entendê-las se você tiver algum conhecimento de suas respectivas lendas. É bom tentar pesquisar após ver o episódio. 





Os episódios são os seguintes: 

1. A Mulher do Talismã (Ofuda Onna)
2. Zanbai (Zanbai)
3. A Regra de Família (Kakun)
4. Cabelo (Kami)
5. O Próximo Andar (Ikai)
6. O Bagageiro (Amidana)
7. Contradição (Mujun)
8. A Deusa do Guarda-Chuva (Kasa Kamisama)
9. Amaldiçoada (Tatare)
10. A Lua (Tsuki)
11. Video (Bideo)
12. Tomonari-kun (Tomonari-kun)
13. Atormentador (Uzuki)

Gostou e quer assistir? Clique aqui e você será redirecionado para o AniTube. Garanto que irão gostar.



Para facilitar um pouco explicarei 2 episódios, mas recomendo que vejam os episódios antes.

A Mulher do Talismã: Um jovem se muda para um prédio de apartamentos e percebe um talismã preso ao teto de seu quarto. Ele remove-o e percebe uma misteriosa mulher olhando para ele do apartamento do outro lado da rua. Ao retornar do trabalho no dia seguinte, ele encontra a porta do apartamento aberta e um outro talismã preso no teto. Ao tentar removê-lo, a mulher misteriosa aparece de repente atrás dele. Em seguida, a mulher é presa por invasão de domicílio e enquanto a polícia a levá embora, ela parece dizer algo ao homem, embora ele não ouve o que ela diz. Quando o homem volta ao seu apartamento, ele surpreendentemente encontra centenas de outros talismãs preso debaixo de sua mesa de jantar e após removê-los se depara com sua sala cheia de fantasmas. 


Explicação: Aqueles talismãs serviam para aprisionar espíritos. Após notar que o homem havia removido o talismã do teto, a estranha mulher "invadiu" a casa para repô-lo e ao perceber que o homem mais uma vez iria removê-lo tentou impedi-lo. Logo após presenciar a mulher sendo aprendida pela polícia e voltar ao seu apartamento, ele arranca todos os talismãs que se encontravam abaixo de sua mesa e dessa forma acabou libertando os espíritos que estavam presos.


Zanbai: Um homem acorda em um hospital sem nenhuma memória de como ele chegou lá e tenta questionar três homens vestidos como os pacientes que sussurram entre si em um canto, mas ignoram-o. O médico explica oque havia acontecido com o homem e que ele receberia alta no dia seguinte. Naquela noite incapaz de dormir o homem nota os três homens do outro lado das cortinas de sua cama, isso o assusta. No dia seguinte, quando o homem é liberado, ele percebe os três homens no telhado do hospital, aparentemente realizando o ânimo banzai para ele, ele então comenta com o seu motorista de táxi sobre isso. O motorista observa os homens pelo espelho retrovisor e horrivelmente percebe que eles estão fazendo um ritual chamado "Zanbai", ele de repente pede para que o homem saía do carro, já que ele não seria capaz de deixar a aldeia ainda vivo, neste ponto o táxi é atingido por um caminhão que se aproximava.




Explicação: O banzai é usado para desejar vida longa, no entanto, os três homens estavam abanando a mão para baixo, sendo assim, realizando o tal zambai é um ritual de assassinato. A pergunta que fica é: por que eles fizeram isso?

12 comentários:

  1. Asiáticos... Sempre superando ocidentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que exagero rs..oa japão só não domina o mundo por causa da linguagem dificil d+. o que é uma pena talvez.

      Excluir
    2. Nem é difícil de mais, português é considerado mais difícil do que o japonês em si.

      Excluir
    3. Ah mano,mas como estamos em constante evolução acho que não mais.
      O Japonês tem mais de 3K "letras" etc
      Sem contar que nossa língua é próxima do Espanhol oque facilita.

      Excluir
  2. História de terror Oriental é muito foda!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de Yami Shibai, gostaria muito de entender melhor os episódios , mas eu não consigo encontrar nada sobre essas lendas. Seria legal se você explica-se os outros episódios ou se vc souber de um site que fale deixa o link por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente!
      adoraria saber mais sobre as lendas ;-;

      Excluir
  4. E eu que nem louco procurando o significado de Zanbai,e pensar que vocês em 2014 acharam kkkk que triste o futuro,queria estar nessa época.

    ResponderExcluir
  5. Também estou procurando sobre Zanbai em 2021 hahahah.

    ResponderExcluir