domingo, 30 de junho de 2013

O Que É Fobia?


BOTE SUA PAMPERS E FUJA DO MEDO!

Estarei voltando em breve com a "Série dos Malditos" (quem sabe até será amanhã) e na volta, farei um post com fobias bizarras, já que essa série explora o medo. Já que vou falar de fobias, decidi dar uma introdução ao assunto fazendo um post, explicando o que é uma fobia!



Todos nós temos medo, certo? se você não tiver, saia desse mundo seu demônio A fobia é esse medo, só que mais exagerado... Mal explicado para burro né?

Quando se procura o significado de fobia ou por tipos de fobias, deduz-se logo, pelos resultados, que a fobia é um medo exagerado, irracional, uma grande aversão. A fobia é algo absurdo, um medo que a pessoa sente, no entanto essa mesma não consegue controlá-lo. Tem mais coisa em fobia, mas é tudo envolvendo psicanálise, blá, blá, blá, coisa muito complexa!

Os tipos mais comuns de fobias são as agorafobias, que são relacionados a andar em lugares aberto; as fobias específicas, essas referentes a um determinado objeto, animal ou situação; e temos também as fobias socias, as referentes à situações em que há contato com pessoas.

Os principais sintomas de pessoas que sofrem dessa fobias são: alteração da percepção comum que uma pessoa tem de seu próprio corpo, metabolismo, sensações, podendo ser ou não um indício de doença. Outros sintomas só podem ser sentidos pelo próprio indíviduo. Alguns sintomas se destacam; quando a pessoa está "vivendo" sua fobia ela pode ter sudorese, perca do controle dos músculos e da frequência cardíaca e também ansiedade.

A pessoa que notar uma fobia deve procurar ajuda. Existe tratamento para isso, mas o sucesso do mesmo dependerá do grau da fobia. Um dos tratamentos é um que consiste no paciente tentando relaxar, enquanto ele imagina sua fobia. Nisso, o paciente ficará imaginando componentes de sua fobia do menos ao mais repugnante. Há também o tratamento em que a pessoa deve encarar a sua fobia em uma situação na vida real. Além do tratamento, a pessoa deve usar alguns medicamentos antidepressivos e antiansidade para poder controlar a fobia.

Exercícios regulares, sono adequado e refeições regulares podem contribuir na diminuição dos ataques. Evitar consumo de cafeína e de alguns remédios para gripe que são vendidos sem receita, são contribuentes também.

Para concluir, saiba que muitas fobias podem atrapalhar a vida social da pessoa. Afetá-la em seu trabalho, vida familiar, vida íntima, tudo! Existem fobias que impedem as pessoas de saírem de casa, de fazer coisas simples, como se deitar ou de praticar ações como rir.

Algumas fobias bem conhecidas:

Coulrofobia: Medo de palhaços

Claustrofobia: Temor ao estar em algum lugar fechado. Exemplo: elevador.

Automatonofobia: Pavor de bonecos (as) ou de coisas que se pareçam com os mesmos.

Imagens marotas para vocês... se você sofre de algumas dessas fobias citadas acima e ainda não sabe, descobrirá agora:


PS: Não para descobrir se tem claustrofobia por meio de uma imagem...


E agora vamos a uma fobia que talvez eu tenha, mas em nível leve:

ARACNOFOBIA... 
Imagens abaixo 
(foi duro procurar sobre, o Pedro teve que procurar para mim):




Não se excite...


E ENTÃO, VOCÊ TEM ALGUMA FOBIA?

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE



Um comentário: