terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Segredo das Aranhas Parte I

Vocês já estiveram passeando por ai e viram um teia de aranha ? Ou estava arrumando coisas velha e dai observou toda aquela poeira e mais teias ? Ou ainda mais, como no dia que vocês estivessem em um piquenique em um parque e dai viu em uma árvore com teias gigantescas ?









Todos provavelmente  já viram então as famigeradas teias, que na maioria das vezes são tratadas com nojo. Segundo o Wikipédia :

"Uma teia de aranha é uma armação de fios de seda extremamente finos criada por aranhas a partir de glândulas produtoras de uma fibra proteica excretada de suas fieiras. As teias de aranha existem pelo menos há cem milhões de anos, como atestado pela descoberta de âmbar da era do Cretáceo Inferior em Sussex, no sul da Inglaterra .

As teias capturam insetos que ficam presos devido à textura impregnante da seda, servindo de alimento às aranhas. Todavia, nem todas as espécies de aranhas constroem teias para capturar presas, sendo que outras espécies nem mesmo são capazes de tecer fios ."

Claro que isso pode ser encarado como algo normal mais há coisas que vocês deixaram passar nesses dados é bom que se lembrem de duas coisas:


Elas surgiram no Cretáceo Inferior mesma época da extinção misteriosa dos Dinossauros.
Algumas aranhas não são capazes de tecer fios e isso também não tem explicação.

Além desses dois fatos, sabemos que as aranhas nunca fazem duas teias iguais e isso tudo junto criou  uma "teoria" muito interessante com a seguinte afirmação : As aranhas são os seres superiores da Terra.









Uma vez um escritor chamado Elwyn Brooks White pensou em uma aranha que podia escrever palavras com sua teia, levando-o a escrever " A menina  e o porquinho", um famoso livro infantil. Mas ele não estava tão errado, pois as aranhas escrevem com sua teia e não para caçarem.

Voltemos ao período Cretáceo, a queda dos dinossauros. Naquela época uma raça alienígena teve a mesma intenção que temos hoje, viajar pelo universo e conhecer outras formas de vida. Estes estudiosos do espaço tinha uma estratégia simples: Eles iam até um planeta, matavam sua raça dominante e passavam milhares de anos estudando as outras. E foi assim com a Terra.

As aranhas vieram para cá em sua estranha e ininteligível tecnologia, mataram todos os dinossauros e passaram o tempo estudando a Terra. As aranhas não tinham intenção de escravizar ou roubar recursos, elas apenas queriam colher o máximo de dados possíveis, pois como eram seres evoluídos, não dependiam disso e como sua tecnologia estava no ápice, a única coisa que lhes restara era entender o motivo da vida, descobrir por quê existirmos. Evidente que não obtiveram a resposta e estão buscando tal resposta até hoje.





As aranhas não são fúteis como nós, se alimentando de qualquer forma, pois o que importa mesmo é a resposta. No começo elas caçavam e até hoje, muitas que vieram só para colonizar a Terra, somente fazem isso, por isso não necessitam de teias, porém a maioria é constituída de pesquisadoras, que a cada nova descoberta da Terra ou de algo que ajude a achar a resposta, elas vão e tecem teias, que para quem entende a mais que complexa linguagem das aranhas, sabem que aquelas teias são na verdade relatórios de suas pesquisas e por isso as teias nunca são iguais. Além disso algumas teias, principalmente as feitas em copas de árvores, são mensagens pedindo resgate ao seu planeta natal ou pedindo reforços.  As aranhas tem como claro, seu veneno e as mais mortais delas são justamente as que foram enviadas aqui como guerreiras para proteger toda sua raça. O engraçado é que elas aprenderam que quando um inseto  idiota acabava preso em seus relatórios, elas podiam se alimentar deles, o que de certo modo foi bem acidental. As teias também tem funções de comunicação quando vibram, como uma espécie de telégrafo, outra utilidade fantástica delas.

Provavelmente as aranhas ficarão por aqui por muito tempo, já que ainda não acharam a resposta e enquanto isso não acontece, tomara que continuemos vivendo bem com elas.










 Claro que isso é  apenas uma teoria, mas há várias referências ao longo da história que podem comprovar este fato, referências e descobertas as quais falarei na Parte II dessa matéria. Até lá, acreditando ou não nesta teoria, não recomendo a vocês mexerem com estes aracnídeos, pois nunca se sabe, talvez elas podem sair de seu papel de pesquisadoras e se tornarem...conquistadoras. Então até a Parte II...
















VOCÊS PODEM ATÉ NÃO ACREDITAR NO SOBRENATURAL
MAS ELE ACREDITA EM VOCÊS...

BOM RESTO DE VIDA !

Um comentário: