quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Terror Noturno

Olá pessoal aqui é o Leon trazendo uma postagem sobre um distúrbio que afeta o sono.

 
DISTÚRBIOS CHEGANDO AO BLOG.
 
 
Ter pesadelos é algo normal e comum, mas, há um fenômeno raro que ocorre durante o sono, que não é bem um pesadelo, entretanto, as pessoas confundem.  Seu nome é " Terror Noturno " ou Pavor Nocturnus " é um severo distúrbio que ocorre durante o sono, na fase não-REM. Trata-se de um ataque agudo de terror emergindo sono profundo sem sonhos. É acompanhado de violentos movimentos corporais, agitação extrema, gritos, gemidos, falta da ar, suor excessivo, e ás vezes, até mesmo a pessoa sai da cama ou de seu quarto e consequentemente eles acabam se auto-agredindo ou agredindo pessoas próximas deles. Podem aparecer feridas, lesões ( leves ou graves), fraturas etc. Já que a vítima aje de maneiro bruta.

 


Os ataques acontecem de 5 a 20 minutos sem restrição de local, não é uma coisa que aconteça só em casa ou só fora de casa. A pessoa pode chegar a abrir os olhos, mas depois do ocorrido, depois de acordar ela geralmente não vai se lembrar de nada.

O terror noturno pode ser semelhante ao sonambulismo, já que nos dois andar e correr entram em conjunção com gritos, saltos e agitação violenta.

O ataque causa um forte aceleramento no sistema nervoso, com dilatação das pupilas, sudorese, aumento nas taxas respiratórias e cardíacas, e aumento na produção arterial. A taquicardia aumenta demasiadamente, indo de 160 até 170 batimentos por minuto ( sendo o normal 60 até 100 em um adulto), os quais são maiores que aqueles ocorridos em episódios severos.



 
SINTOMAS/ INFORMAÇÕES
 
Episódios repetitivos de despertares abruptos do sono, geralmente durante o primeiro terço de sono, começando com um grito de pânico;
 
Medo intenso e sinais de excitação autonômica;
 
Não-responsividade relativa aos esforços para confortar a pessoa durante o episódio;
 
O fato de esquecer o episódio e lembrar de um sonho pouco detalhado;
 
O episódio causa prejuízo ou sofrimento na vida social, trabalho ou outras áreas importantes da vida;
 
Não é causado por drogas, abusos ou medicação, ou condição médica geral.
 
 
CAUSAS
 
Não se tem uma causa definida, mas crê-se que seja fisiológica e não psicológica a causa.  Ansiedade extrema, conflitos frequentes e estresse, conscientes ou subconscientes são fatores colaboradores para o distúrbio. Em crianças, a precipitação de um evento traumático, febre e distúrbios emocionais são fatores que contribuem para a criança sofrer disso.
Os adultos podem sofrer um ataque por semana ou até mesmo vários. O distúrbio pode demorar anos para desaparecer e o tratamento fica mais complicado.
 
 
TRATAMENTO
 

 

A primeira conduta a ser tentada é minimizar o estresse e os fatores pré-disponentes, tais como irregularidades do tempo de ir para a cama e do tempo de despertar, e comer alimentos condimentados ou gordurosos antes de ir para a cama. No caso em que o paciente está tomando qualquer droga pré-disponente, ela deve ser suspensa gradualmente. Psicoterapia a longo prazo frequentemente é necessária. Técnicas de hipnose e biofeedback também podem ajudar. Certas drogas psicoativas tais como os antidepressivos tricíclicos e benzodiazepinas (diazepam) podem ser usados para o controle a curto prazo do terror noturno, mas o seu resultado não é certo e deve ser evitado quando possível.

O tratamento também deve ter como objetivo proteger o paciente de possíveis danos contra ele mesmo e contra os outros. Agressão a outras pessoas pode ser evitada por fazer o indivíduo dormir sozinho e dispositivos eletrônicos podem ser usados para despertar o paciente com um alarme de som alto quando o movimento do corpo indicativo de um episódio de terror noturno ocorrer. Um engenheiro eletrônico, após sofrer um destes episódios, em que destruiu os móveis e objetos de seu quarto e quebrou um braço, inventou o "olho elétrico": um raio infravermelho invisível colocado 30 cm acima da cama, o qual é interrompido quando a pessoa se senta sobre a cama, e então dispara o alarme. fechando a porta e janelas do lado de fora também ajuda a prevenir pacientes de deixar o quarto durante os episódios de terror noturno.


Crianças podem ser pegas no colo acalmando-as nos braços e falando suavemente com ela, até que a sensação de terror diminua.
 
 
Aqui veja a imagem de um paciente durante a noite:
 
percebam a agitação dele.
 
Veja uma reportagem do programa brasileiro Manhã Maior falando sobre esse mal:
 
 
SE VOCÊ CONHECE PESSOAS COM ESSES SINTOMAS AVISE-AS, OU ATÉ VOCÊ MESMO.
 
QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS!
 
TCHAU

 

0 comentários:

Postar um comentário