sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Japão do Medo #18: Kudan - O Yokai Profeta


BOTE SUA PAMPERS E OUÇA A PROFECIA!

A delícia de hoje vem com uma combinação bem excêntrica: homem e vaca/boi, podendo ser tanto um bovino com face humana, quanto um homem com características faciais bovinas (sendo a primeira mais comum). Esteticamente, este é o Kudan (ou Gudan):

Lindju!

Os relatos mais antigos da criatura datam do período Bunsei (1818-1830) e Tempou (1836), sendo o mais antigo do Bunsei, ocorrido em Etchuu (atual Toyama). A história contaria que um camponês que trabalhava com colheita e venda de ervas da montanha, acabou por se encontrar com um ser que denominou-se Kudabe (este seria o nome do yokai na época em questão), que lhe citou os seguintes dizeres:

"À partir de agora, por muitos anos, haverá uma epidemia mortal que fará inúmeras vítimas. Porém, todo aquele que ver a minha figura desenhada, escapará da tragédia."

Desta forma, o desenho da criatura passou a ser tratado com uma espécie de amuleto e tal conceito circulou forte e rapidamente pela população da locação.


Já no período Tempou, o monstro aparece citado como Kudan mesmo; e no ano 7, fora relatado em um jornal da província de Tanba (atual Kyoto), onde dizia-se:"Quem pregar o desenho do Kudan protegerá sua família de doenças, escapará ileso de qualquer tragédia e ainda terá uma colheita farta. Realmente é uma besta louvável." Mostrando a simbolidade positiva do ser; embora no mesmo ano, uma grande crise de falta de alimento conhecida como "Grande Fome de Tempou" tenha afetado o Japão.

Sobre as profecias do bicho, é dito que vacas passaram a nascer com a capacidade de falar no período Bakumatsu (1853-1869), mesmo que morrendo em seguida. E foi algo tipo, surpreendente pakas - afinal não é todo dia que bovinos saem falando por aí. Entretanto, existiria uma diferença entre a fêmea e o macho da criatura: enquanto o macho preveria catástrofes e outros males, a fêmea, nascida longe do mesmo, negaria sua previsão ou até mesmo daria uma espécie de solução.



A partir da era Showa os relatos de profecia tomaram mais destaque, e em 1930, um Kudan teria surgido na floresta e pronunciado: "Logo acontecerá uma guerra de proporções descomunais. Em seguida, uma doença contagiará a muitos. No entanto, quem ouvir esta profecia e em até 3 dias, comer arroz com feijões vermelhos e amarrar um fio no pulso, não se enfermará." 3 anos depois esse rumor correu pelo estado de Nagano e geral acreditou! Sim, más circulações nos pulsos, gases, arroz e tudo mais...

Durante a 2ª Guerra Mundial, surgiram muitos rumores de profecias de Kudan, entre elas a de uma loja de tamancos localizada na cidade de Iwakuni, em que um Kudan recém-nascido em 1943 (Showa18), teria profetizado sobre o fim da guerra e de um outro que teria nascido em 1945 (Showa20) na cidade de Kobe dizendo que: "Aqueles que acreditarem no que eu digo e no prazo de 3 dias, comerem arroz com feijões vermelhos ou apenas feijões, se salvará de bombardeios."

O relato mais recente ficaria por um preludio do tsunami de Tohoku (2011). Pessoas teriam contado sobre um suposto nascimento de um Kudan e suas profetizações, mas nada confirmado... boatos, boatos...

Mais algumas imagens do Kudan:

Kudan empalhado - Período Menji (1868-1926).

Em um museu: "Possui duas cabeças, a de cima humana e a debaixo
é um boi, assim como seu corpo"
- Período Taishou (1912-1926)


Uma matéria hoje mais refinada e sem muita graça. E antes de encerrar, deveria dizer que essa edição do Japão do Medo me remeteu a um caso do ano passado, em Izmir (Turquia), onde um cordeiro teria sido parido, morto, mas com um detalhe peculiar: uma face humana O_O. Um veterinário chamado Erhan Elibol realizou a cesariana e tomou um susto, alegando que a cara do bicho era semelhante a de um judeu.

A história tem toda uma explicação de que a mãe teria consumido muita vitamina A, mas a questão é que não é caozada, há fotos do cordeiro:


Bem doido...

Fonte: Mitologia e Lendas do Japão

CUIDADO AE MULEKE JAPONÊS!

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE

4 comentários:

  1. "Logo acontecerá uma guerra de proporções descomunais. Em seguida, uma doença contagiará a muitos. No entanto, quem ouvir esta profecia e em até 3 dias, comer arroz com feijões vermelhos e amarrar um fio no pulso, não se enfermará."

    '-'

    "Aqueles que acreditarem no que eu digo e no prazo de 3 dias, comerem arroz com feijões vermelhos ou apenas feijões, se salvará de bombardeios."

    Nada melhor contra bombardeios do que arroz e feijão...

    ResponderExcluir
  2. Ah cara... essas caras humanas" ai ficam sorrindo... SORRINDO POHA! ><
    ...
    Eu tenho uma fio amarrado no pulso... e hj no almoço vai ter arroz e feijão... '-'

    ResponderExcluir
  3. Se eu vejo um trem desse corro 3 dias q pohha é essa my good

    ResponderExcluir
  4. corre que é o capeta.
    se vejo um desse por ai saio correndo e gritando como um bebe

    ResponderExcluir