sábado, 16 de agosto de 2014

O Monstro de Montauk


BOTE SUA PAMPERS E CONFIRA!

A matéria de hoje será uma espécie de introdução para uma outra matéria futura que tratará de um assunto bem interessante e com um conteúdo extenso e altamente explicativo. Tendo isso em vista, leia e deguste com atenção!

Há um tempo atrás a área de criptídeos do nosso blog estava meio às moscas, mas graças a matérias como A Besta de Bont e Ningen ela voltou a ficar movimentada, ganhando agora mais um integrante com o caso do "Monstro de Montauk" que bombou no ano de 2008.

O Monstro de Montauk.

No dia 12 de julho de 2008, Jenna Hewitt e mais 3 amigos caminhavam por uma praia no nordeste nova iorquino, quando notaram uma multidão olhando alguma coisa. Os jovens chegaram mais perto e viram que tratava-se de uma carcaça bizonha disposta na areia. Espantada com a visão, Jenna tirou uma foto (imagem acima) e esta passou a circular fortemente por jornais, assim como de modo viral, intrigando todos que a viam. Em um artigo do jornal local "The Independent", datado de 23 de julho, Jenna declarou: "Estávamos procurando um lugar para nos sentar quando vimos algumas pessoas olhando para alguma coisa. Não sabíamos o que era. Brincamos que talvez fosse alguma poluição trazida pela correnteza.".

Entretanto, um segundo relato confirma que um dia antes do avistamento de Jenna, 11 de julho, houve um outro encontro com o animal, que teria sido feito por uma telespectadora, moradora de Los Angeles, que até mesmo confirmara a veracidade da criatura. Esta, também teria tirado fotos.

Mesmo com tantos fatores empurrando a história para o caminho da realidade, a mídia insistia em alegar que o caso seria falso com o argumento de que as imagens seriam meras edições e que Jenna teria a carcaça em sua posse, conservando-a em formol. A informação foi negada por sua mãe, mas a imprensa não cessou acusações, enquanto a jovem e seus amigos apareciam em diversos canais de TV.

O termo "Monstro de Montauk" foi criado no dia 29 de julho do mesmo ano pela criptozoóloga Loren Coleman, e foi um ponto alto para a dispersão da história na internet. Blogs e sites voltados a curiosidades e bizarrices rechearam-se de conteúdo sobre o criptídeo: vídeos, teorias etc. Neste ponto, a mídia especulava a verdadeira identidade da criatura, mas o mistério foi se mantendo até o caso virar praticamente uma lenda urbana e o Monstro de Montauk, um Chupa-Cabra da vida, sendo relacionado a alienígenas e ufologia em geral.

Monstro de Montauk por outro ângulo.

Recheado de teorias sobre sua "identidade verdadeira", comecemos pelas biológicas. Uma das mais propostas é que fosse a carcaça de um guaxinim que tinha de alguma forma parado na água e fora trazido às margens da praia. Esta foi até mesmo defendida pelo paleontólogo Darren Nash que, estudando as fotografias, confirmou que as patas dianteiras e a dentição identificavam-se com as dos guaxinins.

Analogia entre o Monstro de Montauk e um guaxinim.

A verdade é que a situação em que os restos do animal ficaram tornou dificílima (impossível, diga-se de passagem) a identificação, além do fato da água ter modificado um bocado o bicho, gerando as diversas possibilidades. Temos tartaruga sem casco (bem improvável, pois seria altamente prejudicial à coluna do animal e também a presença de dentes, os quais as tartarugas não têm); a probabilidade de ser um cachorro ou outro animal doméstico como um gato (considerável, levando em conta que uma certa fonte informou ao "The Independent" que a carcaça tinha o tamanho de um gato, mas... guaxinins e gatos tem tamanhos semelhantes); e a possibilidade de ser uma criatura híbrida, porém isso já é mais teoria da conspiração, então fica para daqui a pouco.

No final, a do guaxinim seria a mais cabível, a não ser... que o diretor  do Laboratório da Vida Marinha da Universidade de Brooks estudasse as imagens e negasse veementemente essa suposição, devido a largura das pernas da carcaça.

Estado da carcaça após algum tempo. Muito mais modificada...

Entre as teorias da conspiração e as biológicas, existe uma que passou um pouco despercebida, que seria uma jogada de marketing O_O. Durante o lançamento do filme "Splinterheads", o site oficial do longa teria colocado a seguinte frase: "Nós temos o Monstro de Montauk". Pouco provável, considerando a temática do filme...

Entrando nas teorias da conspiração (porque sensacionalismo é tudo... ok, meio cético isso...), a parada já começa a ficar louca, porque próximo a praia fica o Centro de Zoonoses de Plum Island. A partir disso, alguns malucos(?) desenvolveram o pensamento de que provavelmente um experimento dali teria gerado uma criatura híbrida/mutante que seria o Monstro de Montauk. Ok, sensacionalismo puro! Todavia, é dito que o animal foi levado da praia, misteriosa e fugazmente, por uma equipe desconhecida, em um furgão sem identificação. Agora sim, podemos admitir que essa teoria é viável.

Fim das teorias?

Não!

No dia 1º de agosto, um jornal publicou fotos de um rato d’água australiano (foto abaixo), que tem inúmeras semelhanças com o tal “monstro”, como patas, rabo, bico, tamanho etc. No mesmo dia, na Inglaterra, a BBC colocou no ar um documentário esclarecendo o que poderia ser a verdade sobre o monstro de Montauk; todos os entrevistados acreditavam que se tratava de um guaxinim em avançado estado de decomposição prejudicado pela água. Em inúmeros blogs da internet, paleontólogos, biólogos e veterinários explicavam o processo de decomposição de um corpo na água e na terra, e mostravam fotos de guaxinins mortos nos dois casos para comprovar as semelhanças com o fato de Montauk.

Rato d´agua australiano.

Agora acabou! Na verdade teve um documentário que sugeriu ser uma capivara, mas como é mais uma teoria sem pé nem cabeça, eu vou descartar

O mistério abafou, mas em 2012 voltou à tona, quando uma cidadã chamada Denise Ginley fotografou uma criatura no East River, na Ilha de Manhattan. A moradora o nomeou "Monstro de East River" e após divulgar as fotos do ser, logo houve uma comparação com o caso de Montauk. Vejam as fotos:





No fim de todas essas teorias, comparações, avistamentos... o mistério de Montauk banha-se na angustiante incógnita e permanece sem uma resposta concreta. Bem, como todo bom criptídeo que se prese! Mês que vem, ou no final desse mês, devo estar lançando a matéria que se relaciona com esta e não percam, porque vai ser do kct!



Adaptação feita de: Noite Sinistra e Fato e Farsa

ALGUMA TEORIA A MAIS?

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE

3 comentários: