domingo, 14 de julho de 2013

Boneca Falante do Século XIX


BOTE SUA PAMPERS E VEJA A BONEQUINHA MAROTA!

Hoje em dia estamos rodeados de brinquedos de tamanho "humano" interagíveis: possuem capacidade de falar, fazem movimentos "bonitinhos" com o corpo etc. Mas você já parou para pensar no passado disso? 

Bom, esse post irá oferecer-lhe a chance de ver a primeira tentativa de criar uma boneca falante!

Boneca fonógrafo...
tentando roubar o "Ken" da Barbie.


A "Boneca Fonógrafo" foi a primeira tentativa de fazer uma boneca falante. Inventada por Thomas Edison, a boneca utilizava um fonógrafo em miniatura para falar e, possivelmente, é a primeira gravação de áudio feita para fins comerciais. 

Um exemplar da boneca (atualmente com 123 anos) foi encontrado em 1967 na oficina de Edison em New Jersey (atualmente o local é um Parque-Museu Histórico). 

Recentemente, um desgastado cilindro foi digitalizado opticamente e restaurado, permitindo a reprodução de um pequeno áudio de 12 segundos com a mais antiga gravação conhecida da voz de uma mulher. 



Para ser capaz de recuperar a voz dessa boneca, muda há décadas, o curador do Museu Edison, Jerry Fabris, levou o delicado cilindro aos cientistas Earl Cornell e Carl Haber do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia. Os cientistas desenvolveram um técnica de escaneamento 3D que era capaz de ler os sulcos e protuberâncias do cilindro sem, de fato,  tocá-lo fisicamente. O escaneamento 3D foi capaz de ler topograficamente regiões tão finas quanto 1/125 de um fio de cabelo para depois, juntar e recriar as variações na forma de ondas de áudio. 

Abaixo encontra-se o áudio da boneca. Ela está cantando "brilha, brilha estrelinha", e vocês perceberão que ela é bem desafinada se comesse ovo cru que nem o Zeze di Camargo isso não aconteceria e tem uma voz bizarra:


BONEQUINHA "FOFA" NÉ?

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA TARDE

3 comentários: