BOTE SUA PAMPERS E VEJA A BONEQUINHA MAROTA!
Hoje em dia estamos rodeados de brinquedos de tamanho "humano" interagíveis: possuem capacidade de falar, fazem movimentos "bonitinhos" com o corpo etc. Mas você já parou para pensar no passado disso?
Bom, esse post irá oferecer-lhe a chance de ver a primeira tentativa de criar uma boneca falante!
Boneca fonógrafo... tentando roubar o "Ken" da Barbie. |
A "Boneca Fonógrafo" foi a primeira tentativa de fazer uma boneca falante. Inventada por Thomas Edison, a boneca utilizava um fonógrafo em miniatura para falar e, possivelmente, é a primeira gravação de áudio feita para fins comerciais.
Um exemplar da boneca (atualmente com 123 anos) foi encontrado em 1967 na oficina de Edison em New Jersey (atualmente o local é um Parque-Museu Histórico).
Recentemente, um desgastado cilindro foi digitalizado opticamente e restaurado, permitindo a reprodução de um pequeno áudio de 12 segundos com a mais antiga gravação conhecida da voz de uma mulher.
Para ser capaz de recuperar a voz dessa boneca, muda há décadas, o curador do Museu Edison, Jerry Fabris, levou o delicado cilindro aos cientistas Earl Cornell e Carl Haber do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia. Os cientistas desenvolveram um técnica de escaneamento 3D que era capaz de ler os sulcos e protuberâncias do cilindro sem, de fato, tocá-lo fisicamente. O escaneamento 3D foi capaz de ler topograficamente regiões tão finas quanto 1/125 de um fio de cabelo para depois, juntar e recriar as variações na forma de ondas de áudio.
Abaixo encontra-se o áudio da boneca. Ela está cantando "brilha, brilha estrelinha", e vocês perceberão que ela é bem desafinada se comesse ovo cru que nem o Zeze di Camargo isso não aconteceria e tem uma voz bizarra:
Fonte: Noite Sinistra
BONEQUINHA "FOFA" NÉ?
QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS
BOA TARDE
Devia ser sinistro ter uma boneca dessas.
ResponderExcluirMas que negócio foi esse?
ResponderExcluirAté você (sem ofender, to falando do personagem XD) tem coragem de ouvir e eu não >.<
Excluir