quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

The Blair Witch Project

Fala galerinha do mal!! Pedro falando e trazendo um post daora. Hj estarei falando do grande filme A Bruxa de Blair.

Capa do filme A Bruxa de Blair

The Blair Wich Project, ou como chamamos no Brasil "A Bruxa de Blair", foi um filme americano de 1999 que realmente fez muito sucesso. 
Escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, em sua terceira semana de exibição, entre 14 e 16 de agosto do ano de estreia, o filme fez sucesso nas bilheterias e atingiu um faturamento de mais de US$ 107 milhões. Chegou a alcançar os US$ 140 milhões e já é um dos 100 filmes americanos de maior faturamento de todos os tempos.
O filme chegou a ter uma sequência (Book of Shadows: Blair Witch 2) que não fez tanto sucesso quanto o primeiro filme.

Heather Donahue (a única protagosnista garota)

O filme conta a história de 3 estudantes que resolveram fazer um documentário sobre a famosa bruxa de Blair.

O filme se inicia com a seguinte frase:

"Em outubro de 1994, três estudantes entraram nas florestas de Burkittsville, Maryland, Estados Unidos, para filmar um documentário sobre uma bruxa. Jamais foram vistos novamente. 1 ano depois, as imagens foram encontradas".

É galera, já da pra imaginar o quão foda é filme. Eu por exemplo comprei e assisti com meu amigo. Devo dizer que o filme consegue causar um clima de tensão, mas há um porém, o final não foi tão legal. Mas devo admitir que o filme em si é muito foda. Recomendo que comprem.

Filme que eu comprei o/

Bom galera, dando continuidade ao filme... Mas antes devo falar que no elenco temos:
  • Heather Donahue; 


  • Michael C. Williams; 

  • e Joshua Leonard 


(ambos atuam com estes mesmo nomes)



Após o texto de entrada vemos o grupo partir rumo à Burkittsville (cidade de Maryland, Estados Unidos). Mas antes os vemos entrevistando moradores locais. Alguns deles dizem que a história é verdadeira, outros dizem que é falsa, alguns dizem até mesmo ter visto a bruxa.
Logo, após a entrevista, ele vão diretamente as florestas a procura de um bom documentário sobre a famosa bruxa.


A princípio a busca começa sem resultados, mas isso somente até o anoitecer. A cada dia que se passa os jovens começam a ouvir gritos, choros de crianças, uma mulher (que deduzo ser a bruxa) falando,  e também passam a encontrar inexplicáveis montes de pedras e estranhos bonecos de madeira posições de cruz amarrados em árvores e durante a noite, há um momento no qual a barraca deles parece ser digamos chacoalhada/agitada por mais de uma pessoa (deduzo serem crianças).

Bem no começo do filme, enquanto verificam a floresta, Heather diz que a mesma lembra um cimitério indígena, e em uma cena em escpecial vemos, por fora da barraca, três montes de pedra. Os indígenas tinham o custume de deixar montes de pedras acima do corpos enterrados, então eu deduzo que aqueles montes estariam representando a morte dos três.

Bonecos de madeira posições de cruz
Para melhorar as coisas, eles perdem o mapa. Na verdade, em um momento de pura crise Michael acaba jogando, ou melhor, chutando o mapa para o rio. Esse cara é muito esperto, quando crescer quero sem como ele.
Além disso, Josh acaba desaparecendo no meio da noite e pode-se ouvi-ló gritando, porém Michael e Heather não conseguem acha-ló. No dia seguinte eles encontram uma pilha de varetas amarradas por um tipo de pano, algum tecido (deduzo ser da camisa de Josh), logo Heather resolvi abri-lá, mas percebe que não foi uma boa idéia. Ela encontra oque parece ser a lingua e os dentes de Josh. A angústia nunca acaba...

Mas há uma coisa, lembra que um pouco antes eu havia dito que a barraca parece ser movimentada? Então, quando isso acontece os três saem correndo para qualquer lugar em plena noite sem nem saber para onde estavam indo. Nisso, quando amanhece os três resolvem voltar e verificar se tudo já se acalmou, mas logo notam que a única coisa revirada foi a mochila de Josh. Eu não vi nada mas em uma das cenas vejo Josh dizer, ou melhor, perguntar oque era aquela "meleca azul" em sua mochila ou nas coisas dentro de sua mochila.


Na última noite, logo depois da famosa cena monólogo de Heather, noqual ela deixa uma mensagem gravada em sua câmera pedindo desculpa aos seus pais e aos pais de Josh e Michael também e dizendo que amas seus pais e que não quer que o seu legado se perca, eles ouvem Josh chamando-os.  Os dois, a procura de Josh, correm para floresta e acabam achando uma estranha casa abandonada. ao que parece os gritos de Josh parecem estar vindo de lá, sendo assim eles entram, morrendo de medo, mais entram.


Depois de muita tensão e confusão Heather sobe as escadas com sua câmera, e depois desce até o porão. Ela grita histericamente e a câmera cai ao chão, ao fundo do cômodo pode-se visualizar Michael de costas o que fornece uma pista para o mistério, seguindo-se os créditos finais. 
Muita gente não entende esse final. Uma das pessoas entrevistadas diz que a bruxa deixa as crianças no canto de castigo enquanto mata a outra, no caso de Williams, ele ficou no canto da parede como se estivesse hipnotizado enquanto a bruxa mata Heather, que está com a câmera. 


Agora vou lhes dizer algo interessante... 
Os 3 atores receberam aula de como manusear uma câmera e então foram levados para ficar oito dias na floresta privados de sono e alimento com apenas uma bússola e sem saber mesmo onde estavam, a produção estava camuflada e escondida no meio da floresta. Tudo foi feito para que o filme parecesse mais real. De dia entre os intervalos das filmagens eram dadas ideias de falas improvisadas. A noite a produção os assustavam com ruidos, (sem saber que iria ocorrer a morte misteriosa de um dos personagens do elenco, "Heater"), gritos, objetos de feitiçaria, bilhetes para semear discórdia e tudo o que pode ser visto no filme. Eles nunca sabiam o que iria acontecer e o que iriam encontrar, pois o documentário era real, falava de um assunto que talvez possa não existir, mas era real.


Deixo com vocês agora o site oficial do filme: http://www.blairwitch.com/


Bom galera, é isso. Espero que tenham gostado do post e recomendo que assistam ao filme. Comentem.

2 comentários:

  1. Eu adorei esse filme, na ápoca ele me deu um baita susto. Lembro de marcar com as minhas amigas para quando saíssimos da escola fossemos assisti-lo. Foram muitos gritos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, comprei e tenho em casa. Muito realista, chego a sentir calafrios ao ler esse texto. Até o final do filme a gente fica pensando: será uma ficção ou documentário real. Ainda tenho minha duvidas. Brilhante!!! Custo praticamente zero, imagino: Um terreno baldio, atores desconhecidos, ausência de efeitos especiais, só mexendo com o psicológico do telespectador. Suspense Hitchcockniano.

    ResponderExcluir