sábado, 12 de janeiro de 2013

O Homem do Sonho

Em janeiro de 2006, Nova York, um homem havia dito ao seu ao seu psiquiatra, que é muito conhecido, que tinha sonhos frequentes com um homem. O homem dizia que o tal homem dos sonhos lhe dava conselhos sobre sua vida particular. Logo, o psiquiatra pediu ao seu paciente que tentasse desenhar o rosto do tal homem. O homem desenhou e o psiquiatra o deixou em cima da mesa. Observe o desenho homem abaixo:

Agora olhe mais uma vez. Tem a sensação de já ter visto ele? Pense bem...

Mas não termina ai! Ocorreu algo muito estranho... 
Em outra sessão, dessa vez com uma mulher, a mesma afirma já ter visto aquele homem várias vezes em seus sonhos, mas também diz que nunca o conheceu em sua vida.
O psiquiatra achou estranho o fato de que duas pessoas tenham sonhado com este homem sem ao menos ter o conhecido, mas aceita o fato de que isso é possível. Logo, ele resolveu enviar uma cópia do desenho para seus colegas que trabalhavam tratando de pacientes que sofriam de sonhos recorrentes. Após alguns meses de espera. o mesmo psiquiatra é notificado por seus colegas que dizem que dizem que vários pacientes dizem já ter visto esse mesmo homem em seus sonhos.


A imagem passou a se espalhar e não só haviam pessoas que diziam ter visto o homem, algumas diziam que antes de ver a imagem, já tinham o desenhado. A maioria também relatava que este homem os dava conselhos durante os sonhos. Desde então, mais de 2.000 pessoas dizem ter visto esse homem em seus sonhos, em muitas cidades do mundo todo. Esta imagem passou a causar polêmica e logo surgiram teorias.

Há teorias religiosas que afirmam que este seja o diabo entrando em contato com as pessoas a partir de seus sonhos fazendo com que as mesmas sejam induzidas a fazer coisas que não querem, ou até mesmo que este seja o próprio Deus que ajuda os mesmos dando os tais conselhos sobre a vida pessoal.

Alguns dizem que esta seria uma adaptação do cérebro que simboliza traços marcantes de pessoas que vemos no cotidiano mas que não lembramos de seus rostos. Sendo assim o cérebro o molda com tais traços fazendo com que a imagem seja comum. Porém isso não explica os fatos dos conselhos dados durante os sonhos.

Pessoas do ramo psicológico dizem que esta é uma imagem do cotidiano coletivo, no qual aparece nos sonhos das pessoas após as mesmas passarem por um dia de estresse ou de situações indesejadas, oque poderia explicar o fato dos conselhos.

Contudo, ainda há várias teorias que tentar esclarecer isso, mas ninguém sabe ao certo oque ele representa ou o porque de ele aparecer nos sonhos de tantas pessoas. Além disso, nenhum homem jamais foi reconhecido como parecido com o tal homem do desenho que aparece em sonhos.

2 comentários: